quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Representação Gráfica

Os dados estatísticos podem ser representados tanto por tabelas e por quadros de distribuição por freqüência quanto por gráficos. O uso gráfico para representar uma situação estatística pode muitas vezes expor melhor visualmente do que uma tabela estatística, porém o seu uso deve ser feito com bastante cautela, utilizando o gráfico adequado em cada situação. A escolha da forma a ser utilizada está diretamente relacionada com o tipo de dado e o objetivo do gráfico.

• Gráfico de Segmento - é utilizado principalmente para mostrar crescimento, decréscimo ou estabilidade.






• Gráfico de Barras - Os gráficos de barras são muito usados para comparar quantidades. As barras podem aparecer na vertical ou na horizontal, quando também são chamadas de colunas. Seja na horizontal ou na vertical, quanto maior o comprimento de uma barra, maior o valor que representa. Quanto menor o comprimento de uma barra menos valor ela tem.






• Gráfico de Setores - Os gráficos de setor são representados por círculos divididos proporcionalmente de acordo com os dados do fenômeno ou do processo a ser representado. Os valores são expressos em números ou em percentuais (%).



• Histograma - É parecido com o gráfico de colunas em vários aspectos, pois sua construção é praticamente igual, mas seu cálculo é feito pela área do retângulo representado no gráfico. Geralmente não apresenta escala vertical, somente o eixo horizontal que representa a variável analisada. A área pode ser calculada em porcentagem. O gráfico é utilizado para amostras grandes e variáveis numéricas.




Frequências

       Frequência Absoluta e Frequência Relativa

Na Estatística, os dados coletados em pesquisas são utilizados para análise de determinada situação envolvendo comparações. A partir desses dados, podemos construir as frequências absolutas e relativas.

• Absolutas - É o número de vezes que um valor da variável é citado.

• Relativas - É determinada em porcentagem.


Como por Exemplo:

1 - 
Com objetivo de divulgar seus produtos, determinada indústria entrevistou 600 pessoas para saber qual veículo de informação era mais utilizado por elas dentre os entrevistadores, 76 pessoas jornal, 276 radio, 42 revistas e 210 televisões.


    a) Construir uma tabela relacionando os quatro veículos de informação e as frequências absolutas e relativas.


Pra construir a tabela é simples, primeiro você irá colocar os veículos de informação, desse jeito:

a)


Veículo de Informação
Frequência Absoluta (FA)
Frequência Relativa (FR)
Jornal


Rádio


Revista


TV


Total




Em seguida preencher a Frequência Absoluta colocando a quantidade de pessoas entrevistadas em cada veículo de informação se baseando nas informações que foram dadas na questão. Sendo que o Total terá que dar o mesmo resultado que foi apresentado de 600 entrevistados.


Veículo de comunicação
Frequência Absoluta (FA)
Frequência Relativa (FR)
Jornal
76

Rádio
276

Revista
42

TV
210

Total
600




Partindo para a Frequência Relativa agora vamos repetir o FA e dividir pelo seu total de 600 para achar a sua porcentagem .

Veículo de comunicação
Frequência Absoluta (FA)
Frequência Relativa (FR)
Jornal
76
76/600 = 12%
Rádio
276
276/600 = 46%
Revista
42
42/600 = 7%
TV
210
210/600 = 35
Total
600
600/600 = 100%


Concluindo assim a nossa Tabela.

Variáveis

  Variáveis na Estatística

As variáveis são os valores que assumem determinadas características dentro de uma pesquisa e podem ser classificadas em qualitativas ou quantitativas. 


Variáveis qualitativas - Elas não podem ser expressas numericamente, pois se referem a situações como a cor da pele, cor dos olhos, marca de refrigerante, marca de automóvel, preferência musical entre outras. Elas podem ser divididas em ordinais e nominais.

Ordinais - Não são numéricas mais obedecem a uma relação de ordem, por exemplo: conceitos como ótimo, bom, regular e ruim, classe social, grau de instrução, etc.
 Nominais - Não estão relacionadas à ordem, elas são identificadas apenas por nomes, por exemplo, as cores: vermelho, amarelo, preto, azul, rosa, verde, etc. Também como exemplo de nominais temos as marcas de carros, nome de bebidas, local de nascimento entre outros. 


Variáveis quantitativas - Nela usamos a representação numérica. Elas podem ser classificadas em discretas e contínuas
Discretas - acontecem relacionadas a situações limitadas, por exemplo: número de revistas vendidas, quantidade de consultas médicas, número de filhos de um casal. 
Contínuas - a abrangência pertence a um intervalo que se caracteriza por infinitos valores, como exemplo podemos citar: o peso de um produto, altura dos alunos de uma escola, velocidade de objetos, entre outras situações.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

CAIU NO ENEM

ENEM 2010 - Questão 141 – Prova Rosa.
Os dados do gráfico foram coletados por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.
 
Supondo-se que, no Sudeste, 14 900 estudantes foram entrevistados nessa pesquisa, quantos deles possuíam telefone móvel celular?
A) 5513
B) 6556
C) 7450
D) 8344
E) 9536
Resolução:
Observe que o gráfico apresenta a frequência relativa referente aos estudantes que possuíam telefone celular. Ou seja, 56% do total de estudantes do Sudeste possuíam telefone celular.
Basta calcular a Porcentagem .
56% de 14900 estudantes
    56/100 . 14900 = 8344 estudantes


Portanto, gabarito será letra D.


ENEM 2010 - Questão 180 – Prova Rosa.
Para conseguir chegar a um número recorde de produção de ovos de Páscoa, as empresas brasileiras começam a se planejar para esse período com um ano de antecedência. O gráfico a seguir mostra o número de ovos de Páscoa produzidos no Brasil no período de 2005 a 2009.
 
De acordo com o gráfico, o biênio que apresentou maior produção acumulada foi
A) 2004-2005.
B) 2005-2006.
C) 2006-2007.
D) 2007-2008.
E) 2008-2009.

Resolução:
Nesse problema o gráfico apresenta a frequência absoluta da quantidade de ovos de Páscoa. Nossa variável é a quantidade de ovos de Páscoa que apresentará maiores valores 2008 e 2009 e consequentemente terá a maior produção acumulada nesse biênio. Totalizando nesse biênio 107 + 113 = 220 milhões de ovos de Páscoa.
Gabarito: Letra E

                                                Crédito: Jefferson Mello

sábado, 7 de setembro de 2013

Estatística


ESTATÍSTICA


É um processo fundamental de coletar dados em qualquer área de interesse, nada mais que pesquisar preços e qualidades, ou ser usado para conhecer perfis determinado elemento de um local, escolhido e fazendo um questionário e coletar respostas, depois de feita essa etapa concentra-se o que foi achado e começar a fazer a analise estatística.


A estatística é mais vista nos noticiários, onde é mostrado de formas mais fáceis de comunicação, os dados, as tabelas e os gráficos de algo importante para a sociedade. Outra formar muito conhecida no uso da estatística são os censos, que acontece periodicamente e fornece elementos importantes para o planejamento do país, também está sendo usada como disciplina em quase todos os cursos superiores.


Mercado de trabalho


Não há ramo econômico que não da estatística para conhecer melhor  seu  público e seus correntes e, assim posicionar-se melhor no mercado em que atua.
“O crescimento da demanda está ligado ao desenvolvimento econômico, o que leva as empresas a planejar  melhor seus negócios.” Diz Ilka Afonso Reis da UFMG, segundo ela, já no final do curso, os alunos conseguem estágio com facilidade e vários deles não efetivados assim que se formam. A região sudeste concentra a fatia do mercado de trabalho,mas não há boas perspectivas também no sul e no nordeste.
Salário inicial: R$ 3.000,00 (fontes do conselho  regional de estatística).

O Curso


Conta é o que não falta no currículo, fundamentado em conhecimentos de matemática, métodos estatísticos, cálculo e teoria das probabilidades. Para isso, é necessário que o estudante tenha raciocínio lógico e muita disposição para lidar com números. Há aulas, também, centradas em metodologia de pesquisa. Entre as matérias aplicadas estão atuária, demografia, sociometria, biometria e econometria.(Fonte: Guia do Estudante)

Duração média: quatro anos.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Divulgadores

3m15 :



         
 
Victor Fiuza                               Jamile Lima




     


  Yasmin Xavier                      Jessica Souza

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.
                                                                                  Isaac Newton